26 de outubro de 2010

Língua materna

Segundo a Wikipédia, a expressão língua materna vem do tempo em que as mães eram as únicas a educar seus filhos na primeira infância, fazendo com que seu idioma fosse dominante e responsável pelo condicionamento do aparelho fonador da criança àquele sistema linguístico. Lengua Materna também é o nome do novo filme da diretora argentina Liliana Paolinelli (Por sus Proprios Ojos),  sobre uma mãe que descobre que a filha é lésbica.

Não é um drama de armário, mas uma aventura de autoconhecimento e percepção do outro, segundo a atriz Virgina Inocenti, que interpreta Ruth, a filha lésbica, em depoimento à televisão pública da Argentina. "Inicialmente, a atitude da mãe de Ruth é se aproximar e entender a vida de sua filha, acompanhá-la, aceitá-la, mas a filha percebe isso como algo invasivo e fica muito incomodada. O filme é justamente esse processo pelo qual mãe e filha se descobrem diferentes do que se imaginavam e, de alguma maneira, terminam por se aceitarem."

Para a crítica do jornal El Clarín, "ainda que o poster promocional insinue outra coisa, Lengua Materna não é só um filme sobre 'minha-filha-é-lésbica-e-agora-o-que-eu-faço'. Com humor, tensão e elementos dramáticos, a diretora nos aproxima de um circuito que está deixando de ser invisível".

O outro filme de Liliana Paolinelli, Por sus proprios ojos, foi escolhido o melhor filme pelo júri popular do Festival de Gramado de 1989. Embora ficcional, a trajetória da jovem documentarista que acompanha mães e esposas de presidiários reflete muito da experiência da própria diretora, que registrou em documetário esse universo.

Para ver o trailer de Lengua Materna

Reportagem da TV Argentina
Blog do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário